Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

São Joaquim tem La Traviata em apresentação gratuita

A ópera La Traviata, do italiano Giuseppe Verdi, será apresentada em São Joaquim da Barra neste domingo, dia 19. Uma as mais conhecidas peças do mundo, será apresentada por três corais: Fabiano Louzano (da escola de mesmo nome, em São Joaquim), Art Musik e Doce Energia. A regência é do maestro Claudinei Alves de Oliveira, também à frente da Orquestra de Câmara Giuseppe Verdi, de Uberlândia (MG).

Trata-se de uma oportunidade praticamente única de assistir a uma ópera na região. A Prefeitura de São Joaquim, por meio da Secretarias de Educação e Cultura, patrocina a peça, com entrada franca. Portanto, recomenda-se chegar cedo, também por outro motivo além da possível procura: não se interrompe o espetáculo para procurar lugar na plateia.

La Traviata” é baseada no romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho (o pai, Alexandre Dumas, escreveu “Os Três Mosqueteiros”), que conta a história real da prostituta Marie Duplessis, uma das mais conhecidas da alta sociedade da França, na década de 1840. A história conta que o escritor teria tido um romance com Duplessis.

Na ópera, Duplessis é Violetta Valéry, culta cortesã, famosa por suas festas povoadas pela aristocracia e pela burguesia parisienses. É uma história de amor e tragédia, que começa por Valéry cedendo aos encantos do jovem Alfredo Germont, pelo qual abandona a capital, mudando-se para o interior. Porém, intrigas em casa, tanto da família de Alfredo quanto dos empregados, fazem-na voltar a Paris, onde uma sucessão de acontecimentos prenuncia seu fim.

Interpretam os papéis principais a soprano Amanda Neves (Valéry), o tenor Cleyton Pulzi (Alfredo Germont) e o barítono Gabriel Locher (Giorgio Germont, pai de Alfredo).

La Traviata” é, certamente, uma das óperas mais conhecidas, apesar da má recepção que teve quando estreou, em 1853, em Veneza. Entre seus intérpretes figuram alguns dos nomes mais importantes do canto lírico, como Maria Callas, Kiri Te Kanawa, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Enrico Caruso, entre outros.

Abaixo, trechos da ópera, para degustação (inclusive pop).

La TraviataDomingo, 19, às 20h - Clube Espigão (São Joaquim da Barra)


Apresentação do Coral Fabiano Louzano de La Traviata (Coro dos Matadores), em Bebedouro-SP


Apresentação do Coral Fabiano Louzano de La Traviata (Coro dos Ciganos), em Bebedouro-SP 



Pavarotti, Domingo e Carreras interpretam a ária
"Libiamo ne' lieti calici"


Julia Roberts, em "Uma Linda Mulher", chora ao assistir à ópera pela primeira vez, "La Traviata"

Um comentário: