Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Profissão: conhecimento e conteúdo

Professor Adriano Bocardo: "Enem é bom para estudantes"

Nos últimos anos, a palavra marketing se tornou uma das mais lidas, faladas e mal compreendidas entre os brasileiros. Cidade de comércio diversificado e setor de serviços em crescimento, Orlândia não ficou de fora desta “onda” que impulsionou proprietários e empregados a discutir (e entender) os diversos significados que marketing possui. E, na esteira desse aprendizado, está um dos profissionais mais conhecidos (e querido entre seus alunos): Adriano Bocardo. Formado em publicidade e propaganda pela Universidade Anhembi-Morumbi e passagens por agências e produtoras, Adriano tomou gosto pelo ensino ao se deparar com o desafio de ensinar jovens e adultos a colocar o cliente em primeiro lugar. E a Educação ganhou, com isso, um professor aplicado, estudioso e que transforma qualquer aula sobre valor agregado nas vendas em algo não só compreensível, mas também agradável. Não é pouco.
Com grata satisfação, trabalhei com Adriano no “Jornal Atual”, e juntos cobrimos muitos acontecimentos na cidade e na região, sobre os quais lançava um olhar inquisitivo com sua câmera Nikon (com filme preto e branco, por que eram outros tempos). Assim, também ajudou a criar uma pequena revolução, fazendo fotos jornalísticas numa época em que, na região, o fato era menos importante que a pose. Alguns carnavais depois, fui seu aluno no curso técnico de administração na ETEC Alcídio de Souza Prado, e não houve surpresa ao deparar-me com um professor que destilava conhecimento enquanto encantava alunos, os quais, ano após ano, o homenageavam na formatura.
Em tempos de interatividade crescente, Adriano acaba de concluir sua pós-graduação pela PUC-SP com a tese “O Uso das Redes Sociais como Ferramenta Caalisadora da Construção do Conhecimento em Cursos Presenciais”. Aprovada pela banca, claro, pude ler e aprender sobre algo com que lidamos diariamente, a internet. Nela, ele defende a rede não apenas como ambiente para troca de informações, mas também para gerir estratégias e ampliar a comunicação entre os estudantes. “As redes sociais, quando utilizadas de maneira correta, favorecem a construção do conhecimento, visto que são excelente ferramentas comunicacionais, oferecendo aos alunos uma nova e eficaz forma de comunicação”. Sim, estamos no caminho.
A internet, inclusive, gerou novas possibilidades para o ensino à distância, e hoje muitas universidades oferecem os mais variados cursos superiores sem que o aluno tenha necessidade de sair de casa diariamente. É uma revolução, mas ainda em andamento e certamente será redefinida ao longo do tempo. Mas não basta o EAD para garantir bom estudo e sucesso. “O EAD sério não faz apenas a distribuição de conteúdo e isso provoca um esforço maior do aluno, e muitos têm dificuldade em cumprir as tarefas propostas”, explica. Dificuldade que também apresentam os estudantes que chegam ao ensino técnico sem dominar os conceitos básicos exigidos. 
Mas ele defende o ensino técnico também como forma de o estudante conhecer a carreira pela qual optou, antes de iniciar a faculdade. “Se houver tempo”, ressalta, ciente da agilidade do mercado e da urgência juvenil. E Adriano Bocardo sabe do que está falando, afinal, já ensinou muito mais do que marketig a boa parte dos profissionais de Orlândia e região que passaram pelo “Alcídio”.

Um comentário:

  1. Adriano realmente é tudo isso que foi postado, uma grande pessoa, e que nos passava um conhecimento incrivel sobre Marketing e tbm sobre a vida!!!

    ResponderExcluir